8.2.17

27jun16

6 meses.
E tudo o que foi vivido e programado até agora leva um top down. Sabe quando a folha do STOP já tá cheia, mas você quer continuar jogando porque ainda não foi sorteada a letra “M”? Então. Pega uma NOVA folha e reinicia o jogo.
Você já estava craque sobre a hora do choro, do banho, do sono. E então vem a primeira gripe e você não dorme mais a noite inteira, como desde os 3 meses. O choro tem um upgrade e vem com mais 1 ou 2 tipos: experimenta tirar um brinquedo de perto ou não perceber que ele quer muito dormir e não tá sabendo como fazer isso sozinho. Aquela velha história ‘o vizinho deve estar achando que tem alguém espancando a criança’. Ah, vá. O vizinho também já passou por essa alegria toda e sabe que não é.
Aos 6 começa a frutinha, e aí a coliquinha que não existia mais vira Cólica Monstra - o retorno e não deixa o neném fazer cocô direito. Com 6, se ele quiser, ele cospe na sua cara se não gostar de mamão, podendo repetir sequencialmente.
Muito provavelmente com 6 meses você já está apelando pra aquela bendita Galinha, mesmo acreditando piamente que ia demorar uns 2 anos pra acionar esse amuleto hipnotizante.
A rotina do banho estava perfeita: arruma as coisinhas, desliga sons, apaga as luzes, dá o banho, faz massagenzinha relaxante, deixa quentinho, põe no peito. Arrota 20 minutos e pá: neném vai nanar até amanhã. Ahã. Acabou, filha, já era. Ele arregala o olho e quer ficar um pouco mais com você, brincando de alguma coisa que você tem que inventar até depois da hora do Jô. Aquelas brigas todas com seu namorado sobre chegar em casa às 20h30 e terminar o ritual banho-mamar-nanar lá pelas 22h foram em vão. Casamento quase destruído porque seu namorado foge à regra.
Acontece que nem todo dia tá sol, ou às vezes tá muito frio, então a caminhada do solzinho acaba ficando pra amanhã, ou depois.
Os mais experientes dirão que as regras devem ser postas à mesa. Os livros e suas táticas “Pick Up/Put Down”, ler uma historinha, deixar tudo escuro. A gente vai tentando, não pensem que não. Mas nem tão regrado assim. A gente é mãe e não me venha falar pra deixar o neném chorando no berço. Teu cu. Deixa o seu, não o meu.
Em suma, parece que aos 6 meses tudo se desfaz, ou re starta. Tudo aquilo que vocês aprenderam juntos vai ajudar a construir as novas regras, que podem durar mais 6 meses, com sorte. Toda aquela programação perfeita talvez sirva pra um reunião de trabalho, não pra estar dentro de casa com um nenemzinho no qual a única regra e a mais sábia de todas, meu filho, é brincar.
Parabéns por ser tão Pai durante este 6 meses, Marcos De Oliveira Filho

Nenhum comentário: